CEEP Itabuna forma 170 técnicos de nível médio‏

Solenidade emocionante e concorrida
GOVBA

Uma noite especial para alunos, familiares e educadores. 170 estudantes dos cursos técnicos em Análises Clínicas, Biotecnologia, Enfermagem, Gerência em Saúde, Nutrição e Dietética e Segurança no Trabalho do Centro Estadual de Educação Profissional em Biotecnologia e Saúde- CEEP Itabuna receberam os certificados na sexta-feira (19), em solenidade Ginásio de Esportes da Ação Fraternal de Itabuna.

Falando em nome dos novos técnicos, Heloise Costa Ferreira, destacou que “recebemos os conhecimentos necessários para iniciar nossa vida profissional, mas ainda temos muito  que avançar, porque a educação é um processo permanente”. “Sempre acreditamos que seríamos capazes de lutar por nossos sonhos e alcançar nossos objetivos e essa é a primeira de muitas conquistas”, disse Heloise.

“É com grande satisfação que vemos esse grupo de jovens recebendo o certificado, conscientes de que  partirão para novas conquistas na vida profissional e na vida acadêmica”, disse a diretora do Núcleo Regional de Educação Litoral Sul, professora Solange Nunes Sampaio. Ela citou o compromisso do Governo do Estado com a universalização do ensino público de qualidade, através do Pacto pela Educação, que envolve o poder público e a sociedade organizada.

A diretora do CEEP Itabuna, professora Josonita da Silva Marinho, que foi escolhida como paraninfa das turmas, ressaltou que “cada formatura é única, porque cada um, que diz adeus, é singular, é especial; toda formatura, nos emociona, mexe com nosso coração, porque já  traz em si a marca da saudade”. “O nosso esforço tem sido o de ofertar uma formação que contemple as diversas dimensões do ser humano não queremos formar apenas técnicos, mas seres humanos integrais, cidadãos”, afirmou Josonita.

Além das disciplinas específicas, o CEEP Itabuna oferece disciplinas com Linguagem. Arte, História, Geografia, Filosofia e Sociologia, e realiza eventos extra-classe como o Festival Gastronômico e a Feira de Saúde, que aliam a prática ao conhecimento acadêmico e integram os alunos com a comunidade.

Representando a Secretaria Estadual de Educação, a professora Maria Renilda Daltro Moura, destacou que “o Governo da Bahia está valorizando o ensino profissionalizante e investindo na capacitação de milhares de jovens, para que eles tenham novas oportunidades no mercado trabalho”. Ela lembrou que “em oito anos, o numero de alunos matriculados passou de apenas quatro mil para 75 mil”. Nesse período, cerca de 44 mil estudantes já se formaram.

A expansão fez da Rede Estadual de Educação Profissional a segunda maior do País, na oferta de cursos técnicos de nível médio, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC).